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Exercício de interpretação com charge sobre Lula


Exercícios para docentes contendo charges não são muito comuns, mas são cada vez mais cobrados nos exames vestibulares. Trago aqui uma proposta de exercício de interpretação para ser usada em sala de aula por professores e por alunos que desejam aumentar sua capacidade de interpretação em exercício contendo charges.
Lula_Band_Pirata

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Leia.
Pirata: substantivo de dois gêneros
- aventureiro dos mares que pilha navios mercantes e povoações costeiras; corsário

- Derivação: por extensão de sentido. - bandido, ladrão

- Derivação: sentido figurado.- indivíduo namorador, galanteador
          adjetivo de dois gêneros

- diz-se do que é realizado com apropriação da forma anterior ou com plágio ou cópia de uma obra anterior, com infração deliberada à legislação que protege a propriedade artística ou intelectual - Ex.: disco p., livro p. 

- que opera ou transmite sem autorização, de maneira clandestina (diz-se de estação de rádio ou de TV)






Veja agoram algumas questões relativas ao texto:

1. Com base nas definições acima, explique qual dos sentidos do termo pirata se aplica ao diálogo presente na primeira cena do cartum. Que elementos, presentes na imagem, permitem que se atribua um sentido específico a esse termo?

2. "Pois tirem o pirata e tragam o original". Como o senhor de terno azul espera que essa ordem seja entendida por seus auxiliares? Como os auxiliares interpretam a ordem dada?

3. O gesto inesperado dos auxiliares pode ser compreendido somente a partir de informações presentes no cartum? Explique.
Leia o texto.
A melhor história dos últimos tempos é essa do Lula assistindo a um DVD pirata de 2 filhos de Francisco era pleno ar. Ou melhor, em pleno AeroLula, aquele avião que é dele, mas não é. Para o PT, foi um baita azar de Lula, que não sabia de nada. Para a oposição, é um escândalo sem precedentes. Para o Planalto, a culpa pelo DVD pirata é do mordomo. Ops! Do ajudante-de-ordens, que vem a ser o oficial que cuida de tudo na rotina do presidente. [...] CATANHÊDE, Eliane. Pirataria. Folha de S.Paulo, São Paulo, 11 nov. 2005. (Fragmento).
4. As informações presentes no texto ajudam a interpretar as duas cenas do cartum. Com base nelas, diga quem é o senhor de terno azul e qual sua função.  Quem é o indivíduo de camiseta vermelha?

5. Com base no texto, como pode ser explicada a interpretação que os auxiliares dão à fala "tirem o pirata e tragam o original"?

Vocês podem ver que como a leitura do cartum demonstra, existe uma forte relação entre o sentido dos enunciados e a situação em que eles são utilizados. A análise das informações que nos permitem identificar a situação a que um texto está associado mostra/apresenta o contexto no qual ele está inserido. Isso é o que venho também, abordando no blog Análise de Charges. Visitem-no.


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2 comentários :

  1. Ulysses Freire da Paz disse:

    Sem a correta informação e uma ponderação proficiente e imparcial, estamos no vácuo de seu oposto: os clichês, dos velhos apelos, ainda que interdiscursivos, ao FERVOR RAIVOSO de toda espécie de preconceitos.

    Filosofia e tecnologia só se tornam profícuos quando assimiláveis.

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  2. Ulisses, qualquer coisa só faz sentido quando pode ser assimilada. Se não for isso, não passa de retórica. Valeu pela visita e pelo comentário.

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