Aprenda AGORA Português

Compreensão de texto - Exercício de interpretação de textos


No período desenvolvimentista, o Brasil foi um dos poucos países subdesenvolvidos que conseguiu percorrer quase todos os passos previstos para o processo de industrialização retardatária, registrando uma das mais elevadas taxas médias de crescimento mundial. De maneira que, ao ser atingido pela crise dos anos 80, o Brasil singularizava-se no contexto latino-americano pela extensão de sua indústria, pelo porte de seu setor de bens de consumo duráveis e de bens de produção, pelo seu grau de articulação interindustrial, e, finalmente, pelo dinamismo de seu setor externo. Durante todo esse longo período, a heterogeneidade e as desigualdades sociais aumentaram e se alastraram com o desenvolvimento econômico e a urbanização.

Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
a) A expressão “quase todos os” pode, sem prejuízo para a correção do período, ser substituída por grande parte dos.

b) A forma verbal de gerúndio “registrando”, pode ser substituída por “e registrou,” sem prejuízo para a correção do texto.

c) A expressão “De maneira que” estabelece com a idéia do período anterior uma relação de natureza explicativa.

d) Em “singularizava-se” o verbo é pronominal.

e) Se a expressão “Durante todo esse longo período” fosse substituída por “ao longo desse período”, a palavra longo pertenceria à mesma classe e teria a mesma função sintática nas duas formulações.

Gabarito: E

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Não se esqueça de confirmar sua opção lá no seu e-mail!

Nenhum comentário :

Postar um comentário