Aprenda AGORA Português

Exercício de interpretação de texto: A origem da Filosofia


A Origem da Filosofia

A Filosofia teve origem na tentativa humana de escapar para um mundo em que nada mudasse. Platão, fundador dessa área da cultura que hoje chamamos Filosofia, supunha que a diferença entre o passado e o futuro seria mínima.
Foi somente quando começaram a levar a História e o tempo a sério que os filósofos colocaram suas esperanças quanto ao futuro deste mundo no lugar antes ocupado por seu desejo de conhecer um outro mundo. 
A tentativa de levar o tempo a sério começou com Hegel, que formulou explicitamente suas dúvidas quanto à tentativa platônica de escapar do tempo e mesmo quanto ao esforço de Kant em achar condições a-históricas de possibilidade de fenômenos temporais. A Filosofia distanciou-se da questão "O que somos?" para focalizar "O que poderíamos vir a ser?"
Assinale a opção concordante com as idéias do texto.
A. Platão não só foi o filósofo que superou as formulações de Hegel e Kant relativas aos fenômenos temporais como foi o que cogitou na idéia de futuro.
B. Inicialmente, em suas origens, a Filosofia se interessou pelas condições não-históricas das transformações temporais a que os seres humanos se sujeitam.
C. Os filósofos sempre se preocuparam prioritariamente com a questão da passagem do tempo e das conseqüentes mudanças históricas.
D. Hegel inaugurou, na Filosofia, as cogitações relativas ao tempo e às condições históricas dos fenômenos temporais.
E. A Filosofia nasceu marcada pelo  interesse do homem em sondar as suas próprias possibilidades de transformação e mudança no tempo e na História.
Resposta D

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Não se esqueça de confirmar sua opção lá no seu e-mail!

Nenhum comentário :

Postar um comentário