Aprenda AGORA Português

O que é sentido conotativo?


No post anterior, expliquei o que era sentido denotativo. Neste, vamos tentar entender o que é conotação. Usando o mesmo recurso, vamos observar no dicionário o significado de uma palavra. Vejamos a sequência do verbete do post anterior: jóia.

4- fig. pessoa ou coisa muito boa e querida (sua sobrinha é uma jóia).

O próprio dicionarista nos dá um exemplo. Vejamos outras frases abaixo.
Ex.: Ela é uma jóia de menina.
Ex.: Que jóia esse cachorrinho!
Ex.: Minha irmã se tornou uma jóia muito especial.

Observe que, em todas as frases, a palavra jóia extrapolou o sentido original de objeto caro. Ela está se referindo a pessoas e animais, que, na realidade, não podem ser jóias, se levarmos em conta o sentido denotativo do termo. Há uma comparação implícita em cada frase: bonito ou bonita como uma jóia. Dizemos então que se trata de conotação.

Vamos comparar as duas frases abaixo:

Ex.:Comi uma fruta deliciosa.
Ex.:Ela escreveu uma frase deliciosa.

Na primeira, o adjetivo  deliciosa  está empregado denotativamente, pois indica o gosto agradável da fruta; trata-se do sentido real do termo. Na segunda, o adjetivo não pode ser entendido “ao pé da letra”, uma vez que frase não tem gosto, não tem sabor. É um emprego especial, estilístico da palavra  deliciosa. Assim, ela está usada conotativamente. Muitas vezes, as perguntas de interpretação se voltam para o emprego denotativo ou conotativo dos vocábulos. E mais: o entendimento global do texto pode depender disso. Leia-o, pois, com atenção. A leitura atenta é tudo.


Receba nossa newsletter com exercícios e os gabaritos

Nenhum comentário :

Postar um comentário