Aprenda AGORA Português

O que é sinonímia?


Veremos, neste post, coisas importantes sobre a significação de palavras e expressões, que podem influir, direta ou indiretamente, na interpretação de um texto. Trata-se, em verdade, da semântica, à qual podemos somar a denotação e a conotação, vistas em outros posts deste blog.

Sinonímia

Outro item de suma importância para a interpretação de textos. Há sinonímia quando duas ou mais palavras têm o mesmo  significado em determinado contexto. Diz-se, então, que são sinônimos.

Ex.: O comprimento da sala é de oito metros. A extensão da sala é de oito metros.

A substituição de  comprimento  por  extensão  não altera o sentido da frase, pois os termos são sinônimos. Em verdade, as palavras são sinônimas em certas situações, mas podem não ser em outras. É a riqueza da língua portuguesa falando mais alto. Pode-se dizer, em princípio, que face e rosto são dois sinônimos: ela tem um belo rosto, ela tem uma bela face. Mas não se consegue fazer a troca de face por rosto numa frase do tipo: em face do exposto, aceitarei.

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Não se esqueça de confirmar sua opção lá no seu e-mail!

5 comentários :

  1. muito interessante,gostei

    ResponderExcluir
  2. vlw pela explicaçao me ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  3. Bruno, Anônimo 1 e Anônimo 2, fico feliz que tenha conseguido explicar isso de forma tão curta e compreensível. Mais feliz ainda porque vocês se sentiram motivados a comentar. Obrigado pela visita e voltem sempre que precisarem.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom viu,gostei muito da expliação vai me ajudar vlws!!

    ResponderExcluir