Aprenda AGORA Português

Exercícios práticos sobre sintagmas nominais e verbais


Abaixo você encontrará mais alguns exercícios sobre sintagmas. É mais uma chance de praticar fazendo bons exercícios de Língua Portuguesa.

ELETRÔNICO ECLÉTICO

Alcides Honório Júnior, mais conhecido como Garfield, é um produtor paulistano que, mes­mo estando no underground, vem dando o que falar. Ele faz uma mistura bacana com vários ritmos e tendências em um mesmo caldeirão sonoro. "Ouço de tudo, como DJ Shadow, Bjõrk, Iron Maiden, Earth, Wind & Fire, Nação Zumbi, Ira!, The Cure, Smiths, Alien Sex Fiend..." diz. Munido de tanta informação, fica fácil: Gar­field se tranca no estúdio e não para de criar. "Não rola uma fórmula exata na sessão de gravação, depende do que estou sentindo. Às vezes, gravo as guitarras e programo os ritmos, depois coloco uns sintetizadores. Também gravo algumas conversas por telefone, faço recortes e colagens em algumas faixas." Tudo isso poderá ser conferido em seu CD de estreia, Muzik xperimentz#i. (REVISTA MTV, ano 3,30 out. 2003, p. 36.)

1. Observe o emprego das palavras produtor e bacana no artigo acima.

a) Analisando sua significação e seu comportamento morfossintático, classifique-as.

b) Elabore novos enunciados em que apareçam os termos produtor numa função adjetiva e bacana numa substantiva.

2. Releia o seguinte termo verbal: "não para de criar". Assinale os subconjuntos nele contidos e comente as funções que exercem, relacionando-os às classes gramaticais.

3. Faça um levantamento lexical do texto e identifique a que campo ele pertence.

4. Explique o significado das palavras caldeirão e faixa no contexto do artigo acima. Crie frases em que essas palavras assumam outro significado.

Gostaria de receber nossa newsletter e brindes exclusivos?

6 comentários :

  1. Quero as respostas D:

    ResponderExcluir
  2. Nossa é exatamente a atividade que preciso fazer,quero as respostas D: sou péssima em português [aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa]

    ResponderExcluir
  3. Quero as respostas também =/

    ResponderExcluir
  4. Alguem conseguiu as respostas?Se conseguiram,poderiam enviar para o meu e-mail sa.letras@hotmail.com ?

    ResponderExcluir