Aprenda AGORA Português

Avaliação de interpretação de textos – Felicidade


Trago hoje para vocês, meu leitores e amigos, uma avaliação de interpretação de textos bem interessante. Ela se baseia no texto de Fernando Bastos de Almeida chamado “Felicidade”.

analise_de_textos

Gosto bastante desse texto e disponibilizo uma avaliação que mantinha nos meus arquivos. Baixe-a, se quiser ver depois com mais calma visitando nosso blog de Downloads de Arquivos de Língua Portuguesa.

AVALIAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Felicidade

A felicidade é aquilo que todos buscam, adotando, porém, caminhos diversos para alcançá-la. Uns imaginam encontrá-la através das riquezas, porque supõem que com dinheiro tudo se compra e que a felicidade é uma mercadoria como outra qualquer. A verdade, porém, é que há muitos ricos que morrem de tédio, e que as mais altas taxas de suicídio se registram nos países e nas camadas mais ricas. Outros, imaginam encontrar a felicidade na afluência de prazeres; desde os mais altos prazeres do espírito, o prazer da descoberta e da criação intelectual, o prazer estético, até os prazeres que mais de perto confiam com a animalidade: a sexualidade e a glutoneria. Outros, enfim, esperam alcançá-la na fruição da honra, do prestígio que acompanha, em geral, o exercício do poder. No entanto, é certo que o dado mais confirmado na experiência e da sabedoria humana é este: a felicidade, no seu sentido pleno, é inatingível na Terra. Na melhor das hipóteses, quando o homem, mediante os mais penosos esforços, conquistou o poder, os prazeres ou a riqueza, nos quais cria encontrar a chave da felicidade, atingiu já o início de um período de senescência que lhe limita as possibilidades subjetivas de fruição daquilo que ambicionara. Aí reside o que poderíamos chamar o paradoxo ou o equívoco fundamental da felicidade: sempre desejada e nunca realizável. (Fernando Bastos de Ávila)

1) Segundo o autor, quais são os três supostos caminhos que levariam o homem à felicidade?

2) Qual a conclusão do autor a respeito da “felicidade”?

3) Delimite o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão; resumindo-o:

4) Comente e opine sobre o trecho: “...com dinheiro tudo se compra e que felicidade é uma mercadoria como outra qualquer”:

5) Você concorda com tudo o que o autor afirma no texto? Se não, esclareça os pontos em que você discorda, justificando suas opiniões, claro!

6) Pra você, o que é felicidade? Escreva um pequeno poema, em verso, respondendo a esta pergunta, com várias respostas;

7) Você é feliz? Por quê?

E você, quer Aprender Português também?

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Não se esqueça de confirmar sua opção lá no seu e-mail!

Um comentário :