Aprenda AGORA Português

EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO SOBRE TEMAS E FIGURAS


Recentemente em meu blog de propostas de redação para Ensino Médio publiquei algumas postagens sobre textos temáticos e textos figurativos. O que farei neste post é oferecer alguns exercícios de interpretação e compreensão de textos sobre temas e figuras. Sugiro, inclusive, a leitura do post de sábado aqui do Análise de Textos.

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

É comum, na atualidade, encontrarmos esse tipo de texto em provas como a do ENEM e em vestibulares. Com a proximidade desses, preparar-se nunca é demais. Por fim, deixe suas impressões sobre os exercícios nos comentários.

EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO SOBRE TEMAS E FIGURAS

1.Nada dá tanta ideia de constância do caráter como a firmeza do caminhar.” Eça de Queirós

Sobre esse trecho, podemos afirmar:
I) que o modo de caminhar é aí definido como uma manifestação concreta de uma noção abstrata (o caráter)
II) que, em outras palavras, o modo de caminhar com firmeza pode ser entendido como uma figura associada ao tema da constância do caráter.
III) que uma ideia abstrata pode ser traduzida por um ato concreto.

É (são) correto (s):
a)  apenas I.
b)  apenas II.
c)  apenas I e III.
d)  apenas III.
e)  I, II e III.

Texto para os exercícios 2 e 3

Julguei que em qualquer dificuldade moral ou material, um homem tinha o direito de interessar nela o seu melhor e mais simpático amigo. Vejo que é um erro, e que não acreditei bastante no que se lê em Proudhon: "Que em todas as decadências, o primeiro sintoma é a depravação do sentimento da amizade". Vejo que chegamos a esse momento histórico: já não há "amigos", há apenas "parceiros" — e em obediência à sua intimação, daqui por diante, alegre ou triste, dirigir-me-ei ao meu travesseiro. Eça de Queirós. Quando tínhamos verbo, pág. 115.

Responda aos exercícios 2 e 3 de acordo com o código a seguir.
É(são) correto(s):
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas I e III.
d) I, II e III.
e) apenas III.

2. "Que em todas as decadências, o primeiro sintoma é a depravação do sentimento da amizade."
I) Esse trecho é constituído dominantemente de palavras abstratas.
II) Esse trecho é exemplo de uma frase típica de um texto figurativo.
III) O segmento transcrito é típico de um texto temático.

3. I) A palavra travesseiro, nesse trecho, é uma figura que simboliza a compensação da falta de amigos.
II) O ato de dirigir-se ao travesseiro é uma figura que nos remete ao tema da perda da amizade.
III) As figuras que aparecem no texto de Eça de Queirós contradizem o tema contido na citação de Proudhon, segundo a qual a decadência dissolve a amizade.

4. É muito antiga a comparação do homem (ou da mulher) com a pluma. Há múltiplas versões dessa comparação nas línguas ocidentais.
•   O homem é mais leve que a pluma.
•   A mulher é como a pluma ao vento.
•   Eles dançam como uma pluma.

Pluma, palavra concreta, é uma figura adequada para representar vários temas.

Assinale a alternativa que contém um tema que não é compatível com nenhuma das frases citadas:
a) volubilidade
b) inconstância
c) delicadeza
d) intolerância
e) inconsistência

GABARITO DOS EXERCÍCIOS SOBRE TEMAS E FIGURAS

1-E, 2-C, 3-A, 4-D, 5-A

Gostaria de receber nossa newsletter e brindes exclusivos?

Nenhum comentário :

Postar um comentário