Aprenda AGORA Português

Exercícios de Literatura sobre Realismo-Naturalismo


Vamos aproveitar o dia para revisarmos as característica desse período literário que ocorreu simultaneamente ao Realismo. Veja a imagem abaixo, depois faça os exercícios e confira a resposta comentada sobre os mesmos.

Entenda tudo sobre o Naturalismo
Não tenho postado tantos exercícios de Literatura aqui neste blog. Isso porque tenho outro projeto voltado para este público e mais organizado neste aspecto. Hoje, no entanto é proposital a postagem. Tudo porque é final de ano e muitos estão correndo atrás do prejuízo nas recuperações finais. Para eles é que trago alguns exercícios de Literatura com gabarito.


1. Fazemos, a seguir, uma série de afirmações. Assinale aquela(s) que não se refira(m) ao Realismo-Naturalismo, ou que seja(m) incorreta(s).

a) No Brasil, ao contrário do que ocorreu na Europa, onde primeiro se define o Realismo e só mais tarde o Naturalismo, as duas correntes são contemporâneas e não sucessivas.
b) Correspondem, ideologicamente, ao cientificismo e ao materialismo que caracterizam a posição dominante à época da Revolução Industrial (segunda metade do século XIX).
c)As personagens são reais. Desaparece a tensão romântica do bem versus o mal; não há heróis nem vilões. Predominam as personagens esféricas, ao contrário do Romantismo, no qual as personagens são quase sempre lineares.
d) A ação e  o  enredo  perdem  a  importância  para  a caracterização das personagens. Surge o romance introspectivo, que busca o mergulho na consciência da personagem, e do qual Machado de Assis é nosso maior representante.
e) Não há preocupação com a forma, nem com a correção gramatical. O estilo é derramado, incontido no emprego do adjetivo e do advérbio.
f) Tratam de temas contemporâneos ao artista, retratando a época em que vivem - só o presente interessa. Os assuntos predominantes são a análise psicológica e a crítica social. Desnudam-se a decadência das instituições burguesas e as mazelas da política, do clero e da família.
g) Valorizam as sensações como forma de conhecer o mundo, pois para eles nada existe que não possa ser visto, apalpado, medido. Daí a valorização das impressões sensoriais, nítidas e precisas.
h) Influenciados pelo Positivismo de Comte, partem em busca da verdade, apoiando-se na observação, na análise e na experimentação científica. Buscam, não a verossimilhança, mas a verdade documentada.
i) Por influência do Evolucionismo.de Darwin, o homem é encarado como animal, regido pelo instinto, pelos aspectos biofisiofógicos, desprovido de "alma" ou de qualquer transcendência.
j) Refletem as ideias do Determinismo, de Hypolyte Taine, segundo as quais o comportamento humano é determinado pela herança racial, ou pela hereditariedade; pelo meio social e geográfico e pelo momento histórico.
i) Na busca da verdade, desprezam os detalhes, fazendo com que a narrativa seja ágil, concentrada na ação e no enredo, colocando-se em segundo plano a caracterização das personagens.

Resolução do exercício de Literatura

São incorretas as afirmações E (pois há preocupação formal e a linguagem é sóbria) e L (os detalhes são importantíssimos, a narrativa é lenta, muitas vezes de tempo retardado ou psicológico, e a ação e o enredo ficam em segundo plano).

2. O Realismo foi um movimento de:
a) volta ao passado;
b) exacerbação ultra-romântica;
c) maior preocupação com a objetividade;
d) irracionalismo;
e) moralismo.

Resposta: C

3. A respeito do Realismo, pode-se afirmar:

I- Busca o perene humano no drama da existência.
II- Defende a documentação de fatos e a impessoalidade do autor perante a obra.
III- Estética literária restritamente brasileira; seu criador é Machado de Assis.

a) São corretas apenas II e III.
b) Apenas III é correta.
c) As três afirmações são corretas.
d) São corretas I e II.
e) As três afirmações são incorretas.

Resposta: D. Caso esta postagem tenha sido útil, não se acanhe em compartilhá-la nas redes sociais por meio dos botões abaixo. Aproveite para assinar o feed do blog e receber na comodidade do seu e-mail todas as postagens futuras aqui do blog.

Gostaria de receber nossa newsletter e brindes exclusivos?

Nenhum comentário :

Postar um comentário