Aprenda AGORA Português

2 exercícios sobre incoerência textual


É importante ao estudar tipologias textuais revisar o que é coerência e incoerência. Estes dois exercícios tratam disso.

Aponte as incoerências nos trechos abaixo

1) Havia um menino muito magro que vendia amendoins numa esquina de uma das avenidas de São Paulo. Ele era tão fraquinho, que mal podia carregar a cesta em que estavam os pacotinhos de amendoim. Um dia, na esquina em que ficava, um motorista, que vinha em alta velocidade, perdeu a direção. O carro capotou e ficou de rodas para o ar. O menino não pensou duas vezes. Correu para o carro e tirou de lá o motorista, que era um homem corpulento. Carregou-o até a calçada, parou um carro e levou o homem para o hospital. Assim salvou-lhe a vida.
Resposta: O narrador caracterizou o menino como macérrimo e, sem nenhuma justificativa ou explicação, contou que ele carregou um homem corpulento. Impossível.

2) No cinema, no teatro, não converse. Não mexa demais a cabeça, não fique aos beijos. Cuidado com o barulho do papel de bala, do saco de pipocas. Não os jogue no chão, quando acabar. Se o seu vizinho estiver fazendo tudo isso e incomodando, seja discreto. Peça que interrompam a sessão e acendam as luzes a fim de inibir o transgressor.
Resposta: o texto recomenda que o espectador deve ser discreto no cinema, mas se o vizinho estiver transgredindo as regras, que ele dê um escanda-lo. Ideias incoerentes.

Por hoje é isso!


Receba nossa newsletter com exercícios e os gabaritos

Um comentário :

  1. Olá colega!
    Muito bom! Já copiei sua sugestão para trabalhar com minhas turmas.
    Abraços!
    Geisa

    ResponderExcluir