Aprenda AGORA Português

Exercícios de concordância para Ensino Médio


Estes são alguns exercícios que usei como atividade extra com meus alunos de Ensino Médio. Mesmo não tendo o gabarito, são exercícios de Língua Portuguesa comuns nos vestibulares, concursos e aulas do Ensino Médio. Faça-os e, se quiserem, postem as repostas nos comentários.

dicas_educação_projetos_dinâmica (86)

EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS

1) Assinale a alternativa correspondente à frase em que a concordância verbal está correta.
(     ) a) As análises dos especialistas e do presidente prevê uma queda no setor, mas o boletim da empresa sobre as vendas efetuadas no último mês justificam que não se perca o otimismo.
(     ) b) Restava, no momento, poucas esperanças de acordo, mas ela, e principalmente eu, não deixava transparecer nenhum desânimo.
(     ) c) Podem existir, agora, poucas pessoas dispostas a enfrentar este pequeno problema, mas já houve muitas outras ocasiões em que sacrifícios bem maiores foram exigidos de nós.
(     ) d) A vida e a dignidade das pessoas está posta em risco quando falta, por parte delas, recursos para atender às suas necessidades básicas.
(     ) e) Foi encontrado no meio dos escombros muitos esqueletos, e já se levantou, entre os cientistas, hipóteses de que seja de animais pré-históricos.

2) No conhecido verso de um rock - "a gente somos inútil" -, ocorre uma concordância que, apesar de ser condenada pelos padrões gramaticais da língua culta, é comum na fala popular. Como se explica esta possibilidade de construção na língua portuguesa?

3) No diálogo transcrito a seguir, um dos interlocutores é falante de uma variedade de português que apresenta uma série de diferenças com relação ao português culto. Identifique, na fala desse interlocutor, as marcas formais dessas diferenças e transcreva-as. Faça, a seguir, uma hipótese sobre quem poderia ser essa pessoa (sua classe social e seu grau de escolaridade).

Interlucutor 1: Por que o senhor acha que o pessoal não está mais querendo tocar?

Interlocutor 2: É... a rapaziada nova agora não são mais como era quando nós ia, não senhora. Quando nós saía com o Congo nós levava aquele respeito com o mestre que saía com nós, né? Então nós ficava ali, se fosse tomar arguma bebida só tomava na hora que nós vinhesse embora.

Nos exercícios abaixo, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

4) Não foi......a pesada suspensão que lhe deram, porque você foi o que......falhas apresentou; podiam ter pensado em outras penalidades mais ...... .
(     ) a) justo - menas - cabível
(     ) b) justa - menos - cabível
(     ) c) justa - menos - cabíveis
(     ) d) justo - menos - cabível
(     ) e) justo - menas - cabíveis

5) Tenha certeza, meu caro amigo, de que suas colegas queriam elas......terminar o trabalho, mas não conseguiram falar......; por esse motivo é que ficou tudo para......resolver.
(     ) a) mesmo - consigo - mim
(     ) b) mesmas - com você - eu
(     ) c) mesmo - com você - mim
(     ) d) mesmas - consigo - mim
(     ) e) mesmas - contigo - eu

6) Assinale a alternativa correspondente à frase em que a concordância verbal e nominal está correta.
(     ) a) Era oito horas e até aquela hora tinha sido evita¬do, graças à presença de correspondentes estrangeiros, uma série de assuntos sobre política econômica.
(     ) b) Avaliou-se com muita calma, no encontro que se deu fazem uns quinze dias, as mais diferentes versões sobre o manifesto a favor da Ecologia, que havia sido publicada pela imprensa.
(     ) c) Os estudos para a fusão das duas companhias dura mais de dois meses, mas o concurso para a escolha dos nomes dos novos produtos já tem sido amplamente divulgados.
(     ) d) Seja quais forem as críticas que possam ser feitas, a verdade é que eles pretendiam, cada um a seu modo, defenderem seus pontos de vista, mesmo sabendo que nem todos eram igualmente defensável.
(     ) e) Novas taxas, em virtude dos últimos aumentos, parecem inevitáveis; indicam-se os motivos do reajuste em documentos que encaminho anexos a este.

7) Elas......providenciaram os atestados, que enviaram......às procurações, como instrumentos......para os fins colimados.
(     ) a) mesmas, anexos, bastantes
(     ) b) mesmo, anexo, bastante
(     ) c) mesmas, anexo, bastante
(     ) d) mesmo, anexos, bastante
(     ) e) mesmas, anexos, bastante


Receba nossa newsletter com exercícios e os gabaritos

Um comentário :

  1. 1) c
    2) Silepse
    3)não fiz
    4)C
    5)B
    6)e
    7)a
    Espero que esteja correto.

    ResponderExcluir