Aprenda AGORA Português

Exercício sobre Vanguardas Europeias


Este é um exercício de múltipla escolha sobre as Vanguardas Europeias, movimento que antecedeu o Modernismo. Veja, no final, o gabarito do exercício.

as-senhoritas-de-avignon-pablo-ruiz-picasso-museu-de-arte-moderna-nova-york

As senhoritas de Avignon. Pablo Ruiz Picasso. Museu de Arte Moderna, Nova York.

Embora tenha sido um episódio muito breve na história da pin­tura contemporânea (de 1907 a aproximadamente 1914), o Cubis­mo questionou e chegou mesmo a tornar ultrapassadas a tradição da pintura ocidental e a herança do Renascimento. Há uma maneira de conceber a pintura antes e depois do Cubismo. A novidade con­siste simplesmente em devolver aos objetos a solidez e a densida­de que pouco a pouco foram perdidas pelo Impressionismo na busca exclusiva de efeitos luminosos, ou pelo colorido exagerado do Fauvismo. Seja para pintar uma mulher nua, uma paisagem ou uma natureza morta, Picasso e seus amigos renunciam ao ponto de vista único para multiplicar os ângulos de visão, de maneira a lhes dar uma representação mais completa: as coisas serão representa­das simultaneamente de frente, por trás, de cima, de baixo, de per­fil... Daí as telas que tanto surpreenderam o público.

Verónica Prat

Assinale a alternativa incorreta em relação ao texto.

(  ) O Cubismo é um marco na história da pintura contem­porânea.

(  ) O Cubismo promoveu uma ruptura na tradição da pintu­ra ocidental e abriu mão dos modelos da Renascença.

(  ) Com o máximo de luz, o Impressionismo relegou a soli­dez e a densidade das figuras.

(  ) Para o pintor cubista, uma tela perfeita implicará a re­produção simultânea de variadas ações.

( ) A surpresa do público diante das telas cubistas se deve à multiplicidade de pontos de vista na representação do objeto.

Neste exercício, a alternativa correta é “Para o pintor cubista, uma tela perfeita implicará a re­produção simultânea de variadas ações.” Na verdade, o correto é que  o pintor cubista não reproduz várias ações e sim vários planos de visão.

Gostaria de receber nossa newsletter e brindes exclusivos?

Um comentário :