Aprenda AGORA Português

4 exercícios de tipologia textual


circa 1950:  A young student who is also a cast member of a broadway hit, 'Member of The Wedding' sits studying at his desk.  (Photo by Douglas Grundy/Three Lions/Getty Images)Nos últimos tempos temos dedicado grande parte dos artigos de nossos blogs para revisarmos questões interessantes e importantes a respeito da redação. Estamos na iminência dos exames vestibulares e não há tempo a perder. Por isso mesmo, depois de publicar uma série de artigos sobre tipologias textuais, mais precisamente sobre as características e recursos linguísticos empregados na descrição, narração e dissertação no meu blog sobre vestibular, trouxe para cá alguns exercícios para quem deseja praticar. Sugiro, “pra ontem”, a leitura daqueles artigos [acesse o blog aqui]. Após isso, faça os exercícios propostos abaixo e confira o gabarito como forma de mensurar seu desempenho. Sugiro fortemente que você aproveite para assinar nossa newsletter e seguir nossa página no Google Plus e no Facebook, locais onde temos publicado notícias referentes ao vestibular.

Exercícios sobre tipologias textuais

1. Leia.

Óbito do autor

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levam a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi o berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.

Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubos,capítulo primeiro.

Considerando-se este fragmento no contexto da obra a que pertence, é correto afirmar que, nele:
a. o discurso argumentativo, de tipo racional e lógico, apresenta afirmações que ultrapassam a razão e o senso comum.
b. a combinação de hesitações e autocrítica já caracteriza o tom de arrependimento com que o defunto autor relatará sua vida improdutiva.
c. as hesitações e dúvidas revelam a presença de um narrador inseguro, que teme assumir a condução narrativa e a autoridade sobre os fatos narrados.
d. as preocupações com questões de método e as reflexões de ordem moral mostram um narrador alheio às meras questões literárias, tais como estilo e originalidade.
e. as considerações sobre o método e sobre a lógica da narração configuram o modo característico de se iniciar o romance no Realismo.

2. Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o "Relatório do Desenvolvimento Humano", do qual foi extraído o trecho a seguir.

Nos últimos anos da década de 90, o quinto da população mundial que vive nos países de renda mais elevada tinha:
-   86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%;
—   82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%;
—   74% das linhas telefónicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%;
-   93,3% das conexões com a Internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%.
A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres - que era de 30 para 1, em 1960 — passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.

De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela:

a. diminuição da disparidade entre as nações.
b. diminuição da marginalização de países pobres.
c. inclusão progressiva de países no sistema produtivo.
d. crescente concentração de renda, recursos e riqueza.
e. distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.

3. Em uma conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de atribuir um significado inadequado a um termo ou expressão, e isso pode levar a certos resultados inesperados, como se vê nos quadrinhos a seguir.

exercicios
Maurício de Souza. Chico Bento. Rio de Janeiro: Ed. Globo, nº 335, nov.de 1999.

Nessa historinha, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha no primeiro quadrinho, que é:

a. Faz uma pose bonita!
b. Quer tirar um retrato?
c. Sua barriga está aparecendo!
d. Olha o passarinho!
e. Cuidado com o flash.

4. O texto em quadrinhos é:
a. uma descrição.
b. uma dissertação com passagens descritivas.
c. uma narração.
d. um texto argumentativo.
e. uma narração com descrição.

Gabarito dos 4 exercícios de tipologia textual

1- A, 2-D, 3-D, 4-C

Gostaria de receber nossa newsletter e brindes exclusivos?

Nenhum comentário :

Postar um comentário